1 - Em vez de gomas, frutos secos
Se formos a ver aquilo de que as gomas são feitas podemos resumir tudo num ingrediente: açúcar. Ou seja, não temos grande valor nutricional nas gomas. Estamos quase a comer açúcar e porcarias, com sabores adicionados e moldados num formato atractivo.
Frutos secos, no entanto, contêm açúcar natural (aquele que faz bem), além de vitaminas, minerais e antioxidantes além de outras vantagens. É uma substituição que acho que ninguém se importa de fazer, especialmente depois de saber isto.
2 - Em vez de gelado, iogurte grego
Um gelado de vez em quando sabe muito bem, e não faz assim muito mal, de facto comer um gelado de vez em quando faz bem à saúde. Comer gelados regularmente, no entanto, já piora a situação e muito. Uma alternativa é o iogurte grego.
Não é nenhum gelado, mas pode ser congelado e como é um sabor simples, é fácil juntar coisas que o complementem. Um bom exemplo seria juntar fruta fresca e colocar por um bocado no congelador antes de comer: parece gelado, tem sabor a fruta, mas é iogurte e é mais saudável.
3 - Em vez de batatas fritas, pipocas (caseiras)
As batatas fritas não são propriamente a coisa mais saudável do mundo e normalmente isto come-se muito a ver filmes, a ler livros e a fazer outras actividades deste género. A verdade é que queremos estar a mordiscar alguma coisa mas a batata frita não deveria ser essa coisa.
Porque não substituir por pipocas? Estas têm mais fibra e, por dose, têm menos calorias. O sabor salgado está lá na mesma, logo não há nada a perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário